Banheiras SPA | Banheiras Duplas | Banheiras Individuais | Banheira Auto-portante | Acessórios | SPA Vertical | Filtros | Shaft e outros

Estação de Tratamento de Esgoto

__________________________________________________________________________________

                                                               TRATAMENTO DE ESGOTO

    Desde o fim do Século XVIII, a Sociedade via a necessidade de tratamento dos esgotos domésticos, como forma de proteção dos mananciais, dos aqüíferos e do solo de que elas dependiam para sobreviver.
    A água, apenas 3% que são águas superficiais (rios e lagos), é utilizada para consumo humano no dia-a-dia para tomar banho, lavar louça, na descarga do vaso sanitário. Depois de eliminada, ela passa a ser chamada de esgoto. A origem do esgoto pode ser, além de doméstica, pluvial (água das chuvas) e industrial (água utilizada nos processos industriais). Se não receber tratamento adequado, o esgoto pode causar enormes prejuízos à saúde pública por meio de transmissão de doenças. Seja pelo contato direto ou através de ratos, baratas e moscas. Ele pode ainda poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal. Também as fossas construídas inadequadamente acabam contaminando o solo e conseqüentemente o lençol freático.
    No Brasil, apenas 49% do esgoto produzido é coletado por meio de rede, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, somente 10% do esgoto são tratados. As regiões metropolitanas e grandes cidades possuem extensos volumes de esgoto que é despejado sem tratamento nos rios e mares, desta forma, o resultado é a poluição das águas. A solução é a implantação de uma estação de tratamento de esgoto que remova os principais poluentes presentes nas águas residuárias para que não afetem a qualidade da água.
    Atualmente, devido ao desenvolvimento de várias pesquisas no Processo Biológico Anaeróbico, que tem como produtos finais, gases, predominantemente Metano e Dióxido de Carbono (Biogás) e materiais decompostos que não agridem o meio Ambiente (Corpo Receptor). Especialmente o desenvolvimento dos Biodigestores Anaeróbicos de Fluxo Ascendentes (Reatores Anaeróbios).

Por que precisamos de um sistema de tratamento de esgoto?


    Toda vez que você aperta a descarga ou lava alguma coisa na pia, você produz esgoto (também conhecido como dejeto). Uma pergunta que muitas pessoas podem fazer é: "por que simplesmente não despejamos o esgoto na terra, em casa ou em um rio mais próximo?". Existem três coisas importantes sobre o esgoto que farão com que você não queira jogá-lo no meio ambiente:

  • Tem mau cheiro: se jogá-lo diretamente no ambiente, rapidamente surgirá o mau cheiro;
  • Contém bactérias nocivas: o lixo humano contém naturalmente bactérias de coliformes (por exemplo, E. coli) e outras bactérias que podem causar doenças. Uma vez que a água é infectada por essas bactérias, ela se torna um risco à saúde;
  • Ela contém sólidos suspensos e produtos químicos que afetam o ambiente, por exemplo:
    • o esgoto contém nitrogênio e fósforo que, sendo fertilizantes, favorecem o crescimento de algas; o crescimento excessivo das algas pode impedir a penetração da luz do sol e sujar a água;
    • o esgoto contém material orgânico que as bactérias no ambiente começarão a decompor; fazendo isso, essas bactérias consumirão oxigênio da água e a falta de oxigênio mata os peixes;
    • os sólidos suspensos no esgoto tornam a água escura e podem afetar a capacidade de respiração e visão de muitos peixes e outros animais.

    Ninguém quer morar em um lugar que tem mau cheiro, bactérias fatais e que não suporta vida aquática. É por esse motivo que as comunidades constroem estações de tratamento de esgoto e impõem leis contra a liberação de esgoto bruto no ambiente.
    O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo, principalmente: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar microorganismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.
    As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona. Assim temos:

    Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.
    Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.
    Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.

DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA

Doenças Causadas por Parasitas:

Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.

Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos.

Ascaridíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides.

Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.

Doenças Causadas por Vírus:

Hepatite Viral tipo A e Poliomielite: O contágio se dá ao contato ( consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.

Doenças causadas por Bactérias:

Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com águas contaminadas.

Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.

Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.

Febre Tifóide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados( a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada).

Gastroenterites: A ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarréias.

Desinteria Bacilar: Uma série de bactérias causam, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarréias, formando um quadro de febre, dores e mal estar geral.

__________________________________________________________________________________
Sistema ETE Básico

Clique na imagem abaixo para ver a animação.

Clique para ver a animação

__________________________________________________________________________________

Sistema ETE Completo
Clique na imagem abaixo para ver a animação.

Clique para ver a animação


 

Endereço

Mapa do Site